Minha pequena Nicoly

Minha pequena Nicoly

reloogio

relojes web gratis

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Tecnologia na educação


tecnologia está cada vez mais próxima das pessoas, seu uso tem se tornado indispensável, esta apresenta ferramentas que podem também ser utilizadas nas escolas/universidades de modo a facilitar o trabalho dos professores, tanto no preparo das aulas como no momento de ministrar as mesmas.
O execício diário de planejamento das aulas, hoje, tem o computador para auxiliar tanto na forma mais didática de como este será trabalhado, bem como na sua formulação.
Em sala de aula a curiosidade que o aluno/acadêmico tem, pode ser direcionada, instigando-o a procurar informações mais complexas por meio do computador. Muitas escolas hoje já contam com computadores que ficam a disposição dos professores para utilizarem como ferramenta de pesquisa ou apresentação de conteúdo para os alunos/acadêmicos, mas ainda a um vácuo entre as tecnologias disponíveis, o conhecimento destas e seu uso pelos professores. Em escolas/universidades particulares de certa forma é obrigatório, mas nas públicas muitos estados não tem acompanhado a evolução.
Além do uso pelo professor de computadores que colaboram para uma melhor visualização de conceitos antes inacessíveis somente com explicação, mídias como imagens e vídeos podem ser trabalhadas em DVDs, “Tvs PenDrive” e em alguns casos Data-Show.
A tecnologia por si só não informa nem constrói conhecimento, todavia, se bem utilizada pode levar o conhecimento a lugares antes inesperados e que continham barreiras aparentemente intransponíveis.
Autor:  Carlos Alberto Ferreira - Funcionário Estadual - Paran

Um comentário:

  1. É isso mesmo, por si só a tecnologia não constrói conhecimento, mas o professor, como bom mediador, os levará a ultrapassar barreiras na construção do conhecimento, mais crítico e mais atraente.

    ResponderExcluir